Metade Verdadeira

Ganhar dinheiro do jeito que a gente sabe e quer ganhar, do jeito honesto, não é exatamente fácil. São longas jornadas, muita responsabilidade para carregar, pressão dos quatro cantos e não só alguns dias cansativos, como também eventuais noites mal dormidas! Como compensação, esperamos gratificação pessoal, crescimento profissional e, lógico, retorno financeiro. Nada mais justo do que poder receber o dinheiro do seu trabalho sacrificado para brindar-se com uma boa vida!

Metade Duvidosa

Talvez você esteja verdadeiramente infeliz em sua vida profissional, ou (inclusive) em alguma outra área da sua existência. Mas aí vem uma propaganda e lhe diz, sorrateiramente, naquelas campanhas sempre bem elaboradas, com mensagens sutis, mas de alvo certeiro: “Oras, não fique assim! Você tem um emprego e tem um salário: gaste o seu dinheiro para ser feliz (ou seja, para compensar sua infelicidade)”!

Pura Verdade

Um desajuste profundo no trabalho talvez seja o maior foco de frustração para tanta gente que anda insatisfeita, mas não é o único. Desalinhamentos no relacionamento conjugal, familiar ou social, até mesmo desequilíbrios na saúde física, frequentemente produzem o mesmo efeito.

Em qualquer caso, é bom lembrar que dinheiro nenhum no mundo, nenhum produto nem tampouco qualquer experiência que possa ser comprada, justificará uma vida onde a essência é a insatisfação. O ditado é velho, porém sua sabedoria não se desgasta: “Dinheiro não compra felicidade”. E, antes que você faça graça com estes tradicionais dizeres, eu alerto: não, dinheiro também não manda buscar (essa tal felicidade)!

Se superar a infelicidade é seu desafio do momento, entenda que o consumo por compensação não irá resolver seus problemas, pelo contrário, apenas os agravará. Optando por este caminho paliativo, ou nem isso, você acabará estabelecendo hábitos compensatórios dos quais ficará dependente, assim como o doente crônico que não trata as causas de sua doença e se escraviza com o analgésico potente.

Tentar compensar carências com consumo sairá caro… e não resolverá nada, bem pelo contrário!

CONHECIMENTOS LOCALIZADOS
INSTRUMENTAIS DE CAPACITAÇÃO

Clic 1

Evite ir às compras quando estiver um pouco triste (ou mesmo quando estiver eufórico)! Quando seu eu emocional estiver fora de si, sem você perceber, ele irá interferir de forma negativa em suas decisões de compra, fazendo você enxergar um valor e um poder nas coisas compradas, ou mesmo nas experiências contratadas, que elas de fato não têm.

Quando sair para gastar, ou diante da loja online aberta na tela do seu notebook, tente manter mente centrada, e pense assim: “Se eu adquirir este bem, ou se gastar com esta experiência, talvez me sinta bem por algum pouco de tempo, mas se não resolvi de fato o problema que estava me afligindo, a angústia voltará”. E volta, viu… volta junto com as contas para pagar!

Clic 2

Não permita que seu padrão de consumo se eleve para justificar insatisfação no trabalho. A tática mais conveniente para fazer você feliz talvez seja a contrária: reduzir sensivelmente, de forma planejada e com bom senso, seus gastos pessoais e familiares.

Agindo assim, sua capacidade de poupança crescerá, e você poderá formar uma reserva financeira de transição profissional, que lhe permitirá bancar uma eventual troca de emprego, desligando-se do atual, e saindo em busca – com a devida calma e reequilíbrio – de uma recolocação que dê ressignificação a sua vida laboral. No final, tudo estará bem.

Clic 3

Uma coisa é um trabalho puxado, que envolve certa dose de sacrifício e doação, aquele trabalho que lhe “pede o sangue”. Se bons propósitos o sustentam… está valendo! Outra coisa bem diferente é um trabalho massacrante, uma atividade exaustiva na qual você não vê finalidade, desempenhada sob o comando de um chefe que você respeita porque é obrigado, mas não porque o admira, junto a um bando de gente que vive querendo puxar o seu tapete, não uma verdadeira equipe de colaboradores solidários. Enfim, aquele trabalho que lhe “suga o cérebro”… e lhe “pede o coração”!

Se o seu caso for este último, repense sua carreira e tenha a coragem de promover mudanças difíceis, mas importantes, de adequação na empresa ou até de recolocação. Se, no entanto, sua situação for mais parecida com a primeira… deixe de frescura, aceite que nem tudo é perfeito, e parta de braços abertos para a legítima (ainda que imperfeita) felicidade… sem essa de consumismo “reparador”!

 

EMPODERAMENTO FINANCEIRO é… quando você, triste, já estava pegando a chave do carro para ir ao shopping, mas dá meia volta quando lê naquele lembrete colado na porta da geladeira: “COMPRAR e GASTAR não é TERAPIA!

Prof. Marcos Silvestre

Comentários

mais armadilhas

AQUI VOCÊ ENCONTRA O TOP DO TOP

Taxa zero

XPTCOIN

OPORTUNIDADE DE RENDA EXTRA

FUNDOS DE INVESTIMENTO

OFERTA SEM ENTRADA

PASSAGENS RELÂMPAGO

LUXO E SOFISTICAÇÃO

OFERTAS ARRASADORAS

VOCÊ MERECE O MELHOR

Desconto de até 80%

ACADEMIA COM CUSTO BAIXO

BLACK FRIDAY

Brinquedos

APROVEITE E PEÇA JÁ O SEU CARTÃO DE CRÉDITO

SUPER OFERTA

SEGURO DE VIDA