Metade Verdadeira

Gostamos de coisas boas e, cá entre nós, cultivamos uma certa competitividade frente às pessoas do nosso convívio sócio-familiar, tentando discretamente (às vezes nem tanto) mostrar quem é que pode mais. Isto nos remete à escolha de itens de consumo diferenciado, e até aí, não sendo um padrão de comportamento obsessivo e patológico, tudo bem. Somos indivíduos e queremos nos diferenciar.

Gostamos, por exemplo, de artigos de tecnologia de última geração. Afinal, estes gadgets são mesmo sedutores, prova viva em nossas mãos de que a inteligência do ser humano não tem limites. E eles também nos deixam um tanto mais “bonitos na foto” perante nossas redes sociais (reais e virtuais)!

Metade Duvidosa

O comércio, quando usa uma comunicação mais agressiva, quer lhe passar a impressão de que você será mais feliz e realizado, no mínimo mais invejado, se tiver um produto top de linha, um serviço único e personalizado, o mais recente lançamento, o suprassumo da tecnologia em questão. Afinal, se você tiver o top… todos pensarão que você está mesmo no topo! Pura ilusão, tática certa para arrancar muitos cobres do seu bolso sem lhe devolver o equivalente em qualidade de vida. Porque “ter o top”, bem, isso não rola na prática.

Pura Verdade

Tecnicamente falando, nenhum consumidor jamais terá o estado da arte nos itens que compra. Nunca. Isto é inviável pela própria dinâmica da produção e do comércio. Quando você compra, por exemplo, o smartphone, a moto, o relógio, o barco ou o carro mais evoluído que pode hoje encontrar nas lojas, seu sucessor já se encontra em fase final de produção ou até estocado no centro de distribuição da rede comercial, o sucessor dele já está em produção na fábrica, e o sucessor de todos eles já foi criado, testado e aperfeiçoado, está prontinho para sair do laboratório rumo à linha de produção.

Portanto, pagar entre 30% e 50% a mais pelo último lançamento, porque em média é o que ele vai lhe custar a mais, achando que isso manterá você “na ponta”, é o caminho mais garantido para gastar pequenas fortunas em “itens sedutores” e acabar se frustrando logo em seguida, ao perceber que seu “top” ficou rapidamente obsoleto!

Correr atrás do “top” ou do “último lançamento” é o jeito certeiro de pagar mais caro… e estar sempre desatualizado!

CONHECIMENTOS LOCALIZADOS
INSTRUMENTAIS DE CAPACITAÇÃO

Clic 1

Se você anda sentindo a real necessidade de ser possuidor dos bens mais avançados e exclusivos disponíveis no mercado, para ostentar frente a seu círculo social, profissional ou familiar, está na hora de rever seus conceitos. De vida. Se a sua autoestima pessoal deriva essencialmente do seu padrão de consumo, você precisa se questionar sobre o que realmente importa para uma existência feliz e realizada. Lembre-se: você é o que VOCÊ É… não que VOCÊ TEM!

Como consumidor econômico, você deve priorizar aquelas mercadorias que, ainda assim, atendam suas necessidades, sempre respeitando também suas preferências, por que não?! Pagar um pouquinho a mais, tipo até 10% de acréscimo, por um design mais arrojado, ou por algumas funções adicionais, tudo bem, pode até compensar. Mas cuidado: é muito fácil se empolgar e passar o cartão para depois descobrir que o smartphone bonitão não valia aquilo tudo!

Clic 2

Se você precisa de bons equipamentos para trabalhar, como smartphones ou notebooks, ou mesmo se deseja ter bons itens de tecnologia para seu lazer e diversão em casa, como uma TV 4K, um home theater superpotente ou um console de games, dê preferência a uma ou duas gerações anteriores ao lançamento, os chamados second best.

Normalmente, os produtos imediatamente anteriores ao último lançamento são bons equipamentos, já testados e aprovados (ou não) pelo mercado, com poucas características diferenciais importantes a menos, frente aos tops de linha, mas com preços que ficam abaixo de 70% dos tops, às vezes até menos da metade!

Clic 3

Itens de tecnologia e de moda, por exemplo, sofrem depreciação aceleradíssima. Se você não se importa em ter um excelente equipamento que, no entanto, já está um tanto distante da linha de frente da tecnologia em sua categoria, algo como quatro ou cinco lançamentos passados, poderá comprar seminovos por até 10% do valor do zero quilômetro. Pense sempre no uso que vai fazer, não no item em si, muito menos no status que ele poderá lhe dar.

Se por muito menos o item resolve sua necessidade, compre o seminovo baratinho e libere dinheiro bom para contratar experiências gratificantes, como jantares, passeios e viagens. Daqui a 10 anos você sinceramente não vai se lembrar do modelo de smartphone que tinha hoje, mas jamais se esquecerá daquela viagem ma-ra-vi-lho-sa que fez para algum destino especial do país… com o dinheiro que economizou comprando o seminovo. E tem mais, a selfie da viagem, tirada com o celular mais antigo, vai causar mais que a selfie… simplesmente não tirada com o top de linha, porque não teve grana para viajar!

EMPODERAMENTO FINANCEIRO é… quando você olha nos olhos daquele SMARTPHONE que custa o valor de uma pequena moto, e diz sem medo: “Você NÃO VALE os 6 litros de sangue que correm nestas veias, bonitão”! blue cross blue shield rehab coverage

Prof. Marcos Silvestre

Comentários

  1. pedro disse:

    Na hora de comprar penso no meu bolso, exemplo prefiro comprar um celular positivo com as mesmas tecnologia do Samsung que é uma das marcas mais caras que existem. Meu celular é cheio de tecnologia, paguei por ele R$281,00, vejo filmes;vídeos;internet e tudo que preciso

  2. gerson pinto menezes disse:

    É isso aí .

  3. Jaime Souza De Marco disse:

    Fonte real,quantificável e elucidativa, gerando em quem busca não só intender a três dimensões, mas praticar neste mundo de imagens e mais imagens sedutoras, enganadoras uma vivência com auto crítica, “pés no chão” nos segmentos sociais em que se encontra inserido.

  4. Leandro disse:

    parabéns a equipe ótimo conteúdo.

  5. Eunicio Leal de Andrade disse:

    Parabéns Equipe Odeprev, excelente conteúdo

  6. Janete garbellotti disse:

    Gostei e já aplico em minha vida, pois tive em casa educação financeira com meus pais.

  7. LUIZ GUILHERME GUIMARÃES disse:

    Gostei muito de tudo que li.Executo há muito tempo essa política econômica.Não adianta ter o mais atrativo,e deixar de viver o melhor da vida,que é a qualidade.Parabéns!

  8. Carlos Suffredini disse:

    Parabéns pelo conteúdo. Vou repassar para meus filhos (educação financeira para a vida).

mais armadilhas

PASSAGENS RELÂMPAGO

BLACK FRIDAY

APROVEITE E PEÇA JÁ O SEU CARTÃO DE CRÉDITO

Taxa zero

ACADEMIA COM CUSTO BAIXO

Desconto de até 80%

VOCÊ MERECE O MELHOR

XPTCOIN

AQUI VOCÊ ENCONTRA O TOP DO TOP

OPORTUNIDADE DE RENDA EXTRA

LUXO E SOFISTICAÇÃO

SEGURO DE VIDA

FUNDOS DE INVESTIMENTO

OFERTA SEM ENTRADA

SUPER OFERTA

Brinquedos

OFERTAS ARRASADORAS