Metade Verdadeira

Os tempos são difíceis, o desemprego rolando solto, muita gente fechando as portas do negócio próprio… Tudo isso não seria assim tão cruel, não fosse a chocante “insensibilidade” das contas para pagar, que continuam vindo persistentemente pelo carteiro ou pelo email, isso quando não arrancam dinheiro direto na conta corrente pelo débito automático! Aí você recebe aquela impactante “oportunidade” enviada por uma dinâmica campanha de marketing digital, e uma luz de esperança se acende em seu coração: ganhar dinheiro fácil, sem sair de casa! Não seria mesmo uma delícia?

Metade Duvidosa

Investimento com retorno rápido! Negócio com altos rendimentos! Trabalhe em casa com ganhos elevados! Dinheiro fácil… Você certamente já foi alvejado por mensagens desse naipe, enviadas por spam ou naqueles vídeos virais que propalam um verdadeiro milagre! A pegada não é nova, a tentação de tais abordagens não atinge só você: seu pai e seu avô também já devem ter sido assediados dessa maneira no passado, ainda que com um viés menos tecnológico. Afinal, desde o antigo Egito as “pirâmides” povoam o imaginário popular.

Ok, os propagandistas deste tipo de esquema não aceitam a denominação de “pirâmide” para classificar o “maravilhoso e imperdível negócio” que eles têm para lhe propor. Mas, na essência, é isso o que é: uma pirâmide financeira. A proposta para cada novo participante é que injete uma grana inicial no bolso de quem está logo acima dele. Daí, o novo “team builder” deve sair correndo para colocar gente abaixo de si, senão não consegue enfiar grana no seu próprio bolso.

Pura Verdade

Dando roupagem ao esquema, sempre há alguma atividade empresarial que, no fundo, em nada importa, além de atrair uma boa quantidade de pessoas para o esquema. O mais curioso da pirâmide financeira é que os primeiros a entrarem, quando tomam a sábia decisão de serem também os primeiros a sair, até que levam consigo uma boa grana.

O dinheiro entregue a quem estava na pontinha “de baixo” da pirâmide e quer sair, jamais vem do negócio que dá roupagem ao esquema: o business pode até ser atraente, mas nunca rende nada nem minimamente próximo da rentabilidade prometida (aliás, “garantida”!) pelo esquema. Até aí, sem problemas: o deslumbrante ganho oferecido será pago com dinheiro vivo… dos novos entrantes. Por isso toda pirâmide financeira, quando desacelera… quebra!

Não deixe que o desejo (lícito) de ganhar dinheiro (lícito) o arraste para uma pirâmide financeira!

CONHECIMENTOS LOCALIZADOS
INSTRUMENTAIS DE CAPACITAÇÃO

Clic 1

Seu dinheiro, assim como o meu, não é capim, não nasce como mato no jardim, não dá em árvore. Quando nos cai do céu, é porque suamos primeiro. Por isso, uma vez economizada e acumulada (a duras penas!), sua graninha estará sempre em busca de boas oportunidades de multiplicação, e seus braços sempre em busca de trabalho. Aí vai a dica: bem diferentes dos esquemas de pirâmides financeiras, são os sistemas de marketing multinível, também conhecidos pela sigla MMN.

Também designados “marketing de rede”, aqui a proposta básica pode até ter a forma geométrica de uma pirâmide (termo que causa justificados arrepios nos praticantes do MMN ético), com a diferença de que o esquema, quando correto e profissional, é sustentável. Afinal, o MMN aplicado com seriedade e ética está calcado na distribuição pulverizada, em escala, de bons produtos e serviços com preços atraentes, mercadorias e experiências que serão recomendadas e distribuídas de boca em boca.

Clic 2

Jamais participei de um MMN, mas minha esposa já o fez no passado, e lá aprendeu muito sobre negócios, um bom ponto de partida para a destacada experiência empreendedora que ela viria a acumular ao longo da vida. Simpatizo com a proposta, pois penso que o MMN estimula o genuíno empreendedorismo de base para quem tem, na largada, recursos financeiros limitados, mas grande disponibilidade e capacidade de trabalho.

Entendo que toda empresa tem que escoar sua produção ao mercado. Uma forma eficaz de fazê-lo é estruturar sólidas equipes de distribuição pessoa a pessoa. Assim, no MMN constituem-se líderes que assumem o recrutamento, treinamento e monitoramento dos distribuidores da linha de produtos ou serviços em questão. Aí sim, podem ser chamados legitimamente de team builders, ou formadores de equipes.

Clic 3

Em um sistema MMN, os líderes ganham por terem diversos profissionais ativos em sua equipe, e ganham tanto mais quanto maior o número de distribuidores bem-sucedidos sob sua condução. Líderes dinâmicos no MMN trabalham duro para ter sua renda aumentada pela ampliação de sua equipe, formando novos líderes de distribuidores sob seu comando. E todo o sistema está focado, na essência, em uma atividade que agrega valor a outros: oferecer produtos e serviços de boa qualidade por preços acessíveis.

Assim como o diretor comercial de uma empresa ganha mais que um gerente, que ganha mais que um vendedor da base, quanto mais alto na escala, tanto maior será o ganho do líder do MMN. Naturalmente, isso virá sempre acompanhado de mais trabalho e maior responsabilidade, maior habilidade e doses maiores de paciência, talentos preciosos diligentemente empatados na desafiadora arte de capacitar e orientar pessoas. A “pirâmide” do MMN é, na sua forma geométrica, similar à pirâmide das carreiras corporativas, e isso é muito natural. Mas as semelhanças param por aí.

Clic 4

Enquanto um esquema de pirâmide financeira é invariavelmente fraudulento, transferindo dinheiro pronto de muitos para alguns poucos, um sistema de marketing multinível pode ser sério e verdadeiramente sustentável… quando de fato prezar por sê-lo. A mensagem de apelo “venha fazer sucesso e ganhar dinheiro com a gente” estará sempre lá. Afinal, estamos falando de negócios, e isso envolve apelo de sucesso, não?!

Um bom sinal de que a coisa é séria, será a promessa de ganhos atraentes, sim, porém não milagrosos: os retornos propostos no MMN profissional estão longe da exuberância e rapidez daqueles ofertados em uma pirâmide.

Clic 5

No bom MMN há sempre uma linha de produtos (e/ou serviços) que dão base à atividade comercial do grupo, tais como utensílios domésticos, eletroeletrônicos, produtos de higiene e limpeza, roupas, cosméticos e produtos relacionados à saúde e ao bem-estar. Normalmente, trata-se de produtos de boa (ou ótima) qualidade e de preços compatíveis com as mesmas categorias nas lojas (às vezes até mais em conta).

Antes de embarcar começar, teste você mesmo tais produtos: eles têm verdadeiramente uma relação custo X benefício atraente? Pesquise com cuidado se estes produtos ou serviços de fato têm preços parametrizados com seu mercado, se são realmente competitivos, se tem potencial efetivo de encantamento junto ao público consumidor.

Clic 6

É comum, no MMN, o líder que lhe convida propor que o potencial ingressante adquira um kit de entrada. Até aí, tudo bem, desde que você enxergue valor efetivo no que estará comprando. Só não vá vender o carro para estocar o quarto e a sala de visitas com a linha completa (e em quantidades exorbitantes!), antes de testar a viabilidade do negócio “para você”. Sim, porque a linha pode ser ótima, com preços atraentes, mas… você vai mesmo saber vendê-la? Terá mesmo capacidade de comunicação e bom networking? Você conhece uma boa quantidade de gente que vai querer considerar sua nova oferta?

Clic 7

Para entrar em um sistema MMN, você tem sempre de ser convidado por alguém que já está no sistema: você acredita mesmo na pessoa que o está chamando? Você se identifica pessoalmente com este indivíduo? Constata que esse profissional empreendedor vem obtendo um sucesso sustentável com a linha há pelo menos um ano, ou seja, não é apenas mais um novato empolgado? Por acaso não se trata de alguém apelativo demais, até mesmo forçoso, do tipo que consegue até convencer esquimó a comprar gelo?

Quanto à empresa de MMN em si, ela tem tradição de vários anos? É bem vista no mercado?

Penso que será um excelente indício de seriedade se, por exemplo, você identificar que a companhia tem seu capital aberto em bolsa de valores, aqui no Brasil ou pelo menos no exterior, já que vários destes sistemas são de empresas multinacionais.

 

EMPODERAMENTO FINANCEIRO é… quando você olha aquela proposta de ganhar DINHEIRO FÁCIL trabalhando em casa, e tasca: “Ok, essa é boa! Mas aquela do português e do papagaio… é ainda mais engraçada”! addiction treatment

Prof. Marcos Silvestre

Comentários

  1. nicolau disse:

    muito bom o tema, a gente tem que aprender mesmo,
    obrigado pela informação.

  2. Leandro disse:

    excelente conteúdo, já tinha pesquisado sobre o assunto porem nada tao claro e objetivo quanto este.
    parabéns.

  3. Eunicio Leal de Andrade disse:

    Tema excelente, me identifiquei com ele, pois ja cai em uma amrmadilha assim.

mais armadilhas

VOCÊ MERECE O MELHOR

AQUI VOCÊ ENCONTRA O TOP DO TOP

FUNDOS DE INVESTIMENTO

Desconto de até 80%

LUXO E SOFISTICAÇÃO

PASSAGENS RELÂMPAGO

XPTCOIN

SEGURO DE VIDA

ACADEMIA COM CUSTO BAIXO

APROVEITE E PEÇA JÁ O SEU CARTÃO DE CRÉDITO

OFERTA SEM ENTRADA

OPORTUNIDADE DE RENDA EXTRA

OFERTAS ARRASADORAS

BLACK FRIDAY

Taxa zero

SUPER OFERTA

Brinquedos