Metade Verdadeira
Crédito é bom e todos querem. Ter acesso ao crédito nos faz sentir mais respeitados, mais valorizados, e também mais fortificados nas nossas possibilidades financeiras. Tudo isso está correto: afinal, normalmente acaba tendo maior acesso ao crédito quem ganha melhor, quem arca com suas obrigações em dia, quem tem “bom nome” no mercado. Todas estas características associadas com o acesso ao crédito apontam para a prosperidade, e gostamos disso.
O crédito bem trabalhado pode, de fato, nos levar a pequenas e grandes conquistas que são determinantes para nossa felicidade e bem-estar. Pense na importância do crédito imobiliário para ajudar você a comprar sua casa própria. Pense como o crédito cooperativo ou o crédito consignado pode ajudar você a decorar e equipar seu lar. O próprio cartão de crédito, por exemplo: não é um jeito prático, seguro e muito organizado de pagar suas compras, seus gastos, e até suas contas? Sabemos que sim.
Olha, esse item é fundamental mesmo. Passei pela experiência de ter 3 cartões diferentes, que somavam quase 4 vezes minha renda “bruta”. Foi duro, mas ter escolhido apenas um cartão só com limite de “menos da metade” da minha renda líquida foi uma bela ajuda. Foi também libertador quanto ao “medo” de ter “apenas um cartão de crédito”. Deu tudo certo. Incentivo para quem não tem todo esse controle sobre os seus cartões.
Se o banco respeitasse o contrato feito e mantivesse o limite inalterado também seria de grande ajuda para não precisarmos nos preocupar com mais um controle.
Educação financeira deveria ser matéria obrigatória a partir dos sete anos de idade. O descontrole financeiro acaba com a saúde das pessoas e com a harmonia das familias. Saber quanto ganha é tão importante quanto saber gastar o que se ganha por mês. Quem dá valor ao seu dinheiro compra apenas o necessário, a vista e sempre economiza para os momentos mais dificeis da vida ou mesmo para ter uma aposentadoria mais tranquila.
Pois é, já vi muita gente afundar, hoje com tanta facilidade de crédito,tenho o pé no freio na hora de gastar,meus cartões são,um de débito e um de crédito sem anuidade, consigo controlar, meus pagamentos são sempre no cartão de débito,no cartão de crédito não chego a gás 10% do que recebo,me considero vencedor.
Utilizo um único cartão de crédito para tudo, da compra de um cafezinho à pacotes de viagens e tenho controle absoluto das minhas contas. Pra mim, cartão de crédito é um aliado, e uma forma de realização dos meus projetos, mas o segredo é efetuar o pagamento integral, sempre dentro do orçamento.