A pegadinha funcionou… e “evoluiu”: comerciantes atentos perceberam também que, mesmo nas promoções e liquidações, não precisam baixar o preço de absolutamente todos os produtos das lojas para acabarem vendendo mais de todos os produtos componentes de seu mix! Basta selecionar alguns itens, chamados de produtos chamariz, para praticar nestas mercadorias específicas preços verdadeiramente convidativos. Os demais preços? Ficam como estão! Mas aí, você já está dentro da loja ou navegando pelo site! Você já foi fisgado!
Daí, é só montar uma forte campanha de comunicação dando ênfase a estes produtos “apetitosos”, para trazer público em grande quantidade às lojas. Em meio ao alvoroço dos compradores no ponto de venda, a mente do consumidor fica contagiada pelo efeito manada. Assim, acabamos atraídos ao comércio, acabamos comprando… e compramos de tudo, mesmo o que não está com preço tão vantajoso assim. Fazemos isso simplesmente porque… porque estão todos comprando, e aproveitando, oras! Você… não tem este tanto de ingenuidade, tem?
O efeito manada das superpromoções e liquidações pode levar você a gastar muito e gastar mal!